Coletânea subverte a compreensão do jornalismo na atualidade

675542_1 Até recentemente, o jornalismo era pensado através de categorias do século passado, de teorias da informação que utilizavam um modelo de fluxo linear. A coletânea Para entender o jornalismo, lançamento da Autêntica Editora, organizada pelos jornalistas e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais Bruno Souza Leal, Elton Antunes e Paulo Bernardo Vaz, subverte o modelo e propõe uma revolução no olhar, para se pensar o jornalismo a partir do conceito de experiência.

Dividido em quatro partes, questiona quem produz e quem consome a notícia no mundo de hoje, indaga até que ponto o jornalismo é uma janela para o mundo. Atravessa a janela e observa o jornalismo pelo seu avesso. Revê conceitos consagrados, tais como fontes, canais, veículos, agenda, informação, atualidade, temporalidade, o fático e o fictício.

 Os autores não se prendem a rótulos acadêmicos e a velhas teorias. Relatam experiências pessoais, em linguagem descontraída e bem-humorada. Ilustram suas reflexões com casos vividos, histórias do cotidiano e episódios do jornalismo diário, que tornam a leitura agradável. Suscitam mais perguntas que respostas e repõem o jornalismo na complexidade que lhe é inerente.

 Há ainda um glossário com termos técnicos recorrentes no meio jornalístico e uma ampla referência bibliográfica. Dessa forma, a obra configura-se como uma ferramenta útil a profissionais, estudantes e pesquisadores de Comunicação Social que buscam cada vez mais respostas a suas perguntas para entender o jornalismo na contemporaneidade.

Sobre os organizadores – Bruno Souza Leal é professor e pesquisador dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e experiência. É coautor do livro Entre o sensível e o comunicacional, também publicado pela Autêntica Editora.

 Elton Antunes é professor e pesquisador dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do Grupo de Pesquisa Imagem e Sociabilidade (GRIS).

Paulo Bernardo Vaz é professor colaborador dos cursos de pós-graduação em Comunicação da UFMG e em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador integrado ao GRIS, atua no GrisPress. Pela Autêntica Editora, também publicou o livro Série narrativas do cotidiano.

Título: Para entender o jornalismo

 Organizadores: Bruno Souza Leal, Elton Antunes, Paulo Bernardo Vaz

 Número de páginas: 240

 Formato: 14 x 21 cm

 Preço: R$ 35,00

 ISBN: 978-85-82174-45-6

 Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis

 em www.grupoautentica.com.br  ou pelo telefone 0800 28 31 322

Comentar este Artigo

Seu email não será publicado ou compartilhado. Campos necessários são marcados com *